Eficiência energética na quarentena

Eficiência energética na quarentena

O uso da elétrica de modo racional é essencial para a obtenção de economia, principalmente. Nesse período de quarentena devido ao grande volume de pessoas em isolamento social, o consumo energético tende a sendo maior. Diante disso, selecionamos algumas medidas que podem ser adotadas para minimizar ou até mesmo driblar esse possível aumento:

  • Repensar o uso do ar condicionado é necessário devido ao grande consumo desse aparelho e a tendência de ser mais utilizado nesse período. Portanto, e também devido as orientações quanto ao contágio do COVID-19, é extremamente válido nesse período considerar a ventilação natural, mantendo janelas abertas e/ou utilizando o ventilador comum.
  • Quanto ao chuveiro elétrico, também grande consumidor de energia, atos como reduzir o tempo do banho, acionar o chuveiro apenas nos momentos de enxágue e priorizar os banhos em períodos diurnos aproveitando a iluminação natural do dia são medidas que certamente farão a diferença na conta de energia.

  • O abre-fecha da geladeira pode significar um consumo de energia muito alto devido ao uso do motor do eletrodoméstico que trabalhará a medida das perdas de calor. Separar mantimentos que deverão ser guardados de uma só vez após refeições, por exemplo, resultará em um menor gasto de energia e, assim, a atenção ao uso da geladeira nos outros momentos do dia pode se tornar um hábito muito positivo.

  • Quanto às roupas, é essencial utilizar a máquina de lavar e o ferro de passar somente quando necessário, separando e acumulando as roupas para acioná-los a menor quantidade de vezes possível.

  • O acionamento das lâmpadas é um ato simples e automático quando o dia escurece e, justamente por isso, muitas vezes acabamos utilizando-as desnecessariamente. Verificar se as lâmpadas dos respectivos ambientes da casa estão acesas e se realmente é necessário utilizá-las naquele momento é imprescindível para uma maior economia. Optar por lâmpadas fluorescentes ou LED também é uma alternativa e pode significar uma economia de 56% a 80% em relação às incandescentes.

E vocês? O que têm adotado de medidas ou pensado como ações de economia de energia?

Deixe nos comentários e divida conosco.


Vamos juntos passar por esse período somando forças e repensando um mundo mais sustentável possível.

Deixe uma resposta