Curiosidades fundamentais sobre a Energia Solar

Curiosidades fundamentais sobre a Energia Solar

Apesar de ainda representarem apenas 2% da energia gerada mundialmente, a previsão de expansão dessa fonte de energia renovável é muito positiva. Especialistas da área e organizações do mundo todo já declaram expectativas de que esse percentual quintuplique nos próximos 10 anos.

Políticas de incentivo, discussões de normativas e redução de custos em geral impulsionam o setor, o torna mais acessível ao consumidor e contribuem para essa expansão.

Além da contribuição ambiental ao aderir à Energia Solar, listamos alguns outros pontos importantes que explicam os benefícios dessa energia:

  • Equipamentos do sistema

O sistema fotovoltaico é composto por módulos, inversor, stringbox, cabeamento, estrutura de fixação, conectores e outros acessórios. Com a montagem e conexão correta desses equipamentos, tem-se o sistema capaz de converter irradiação solar em energia elétrica para a edificação (residências, comércio, indústria, fazendas e empresas).

  • Facilidade

Sistemas de Energia Fotovoltaica são facilmente instalados nas edificações. Não há influência no sistema elétrico já existente e, portanto, não existe uma interferência que limite adaptações. Envolve simplesmente a montagem, a conexão e utilização. Se houver necessidade de crescer a residência, empresa ou indústria, o sistema fotovoltaico pode facilmente ser aumentado conforme a necessidade.

  • Manutenção simples

A vida útil de um sistema fotovoltaico e prevista pelos maiores fabricantes de componentes é de 25 anos com o cuidado, instalação e manutenção corretos. E de que se trata essa manutenção? Praticamente a limpeza periódica dos painéis e cuidados, como não pisar nos módulos.

  • Monitoramento

O acompanhamento do seu sistema é super acessível. É possível acompanhar a geração de energia elétrica em tempo real pelo computador ou celular, através da conexão de alguns equipamentos com a internet. Assim, você possui os dados de geração (quantidade gerada, potência real, parâmetro dos inversores…), verifica a performance do seu sistema e, em caso de alguma variação anormal, pode acionar empresa qualificada para análise.

  • Horários noturnos

Como sabemos, a energia é gerada com a irradiação solar. Quando a geração é maior que o consumo durante o dia, o excedente é direcionado para a rede de distribuição e transformado em crédito para ser usado à noite pelo consumidor e esse fator é considerado ao dimensionar o sistema.

Deixe uma resposta