A importância do investimento em energias renováveis

A importância do investimento em energias renováveis

Energia Renovável é aquela que vem de recursos naturais e que são naturalmente abastecidos, como o sol, a chuva, marés, vento, energia geotérmica e várias formas de bioenergia.

A busca por energias alternativas começou por motivos como o rápido esgotamento de fontes de energia, a contaminação do meio ambiente, o aumento do consumo de combustíveis, etc.

A fonte de energia mais usada ainda é o carvão, com o consumo mundial de mais de 28% contra quase 13% de energias renováveis, como hidrelétrica, solar e eólica.

Frente a isso, o investimento em energias renováveis é muito positivo. E alguns aspectos importantes são:

  • Questão ambiental e a preservação dos recursos naturais: A grande problemática ambiental gira em torno da emissão de poluentes e gases de efeito estufa, e a energia gerada por combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás) é poluente e esgotável. Enquanto isso, energias renováveis utilizam de fontes inesgotáveis e não poluentes, gerando energia elétrica em abundância
  • Economia: é mais barato gerar energia renovável! O retorno de investimento é garantido, além de existir programas governamentais de incentivo, financiamentos e a possibilidade de vender o excedente de energia no mercado.
  • Desenvolvimento econômico-social: a redução de custos, geração de empregos, descentralização da matriz energética e inovação tecnológica são caminhos muito importantes para o desenvolvimento de uma economia forte e de uma sociedade inclusiva.

Nesse cenário, a Energia Solar Fotovoltaica é a energia renovável considerada mais promissora para o futuro. Esse tipo de energia possui uma certa facilidade de implantação, além de dar maior autonomia, independência tarifária ao consumidor final e retorno financeiro imediatamente.

Uma forma de gerar energia como sinônimo de economia, meio ambiente e inovação.

Deixe uma resposta